quarta-feira, setembro 21, 2005

A Psicopedagogia.

A psicopedagogia esta intimamente ligada ao processo de aprendizagem humana. Tem como concepção olhar para o indivíduo e destacar suas singularidades e potencialidades enquanto sujeito. Compreendendo que aquele que participa do processo de aprendizagem é composto por um corpo, que está além de suas funções biológicas, com disposições cognitivas e afectivas, bem como, inserido num contexto sócio-cultural que interfere directamente na sua relação com o objeto e com o outro, portanto no processo ensino-aprendizagem.

A área da Psicopedagogia possibita uma leitura mais minunciosa dos processos cognitivos e dos mecanismos psicológicos que estão atrelados ao sintoma do comportamento que se faz visível na situação de aprendizagem.

Esta leitura dos processos de aprendizagem cria uma nova necessidade: a intervenção psicopedagógica, pois feita à leitura do que esta por “traz” da cena apresentada na aprendizagem é que se possibilita a construção e a sistematização de uma metodologia que visa o desenvolvimento global da pessoa, na sua relação com o mundo, integrando os aspectos cognitivos e afectivos.